segunda-feira, 25 de junho de 2007

Você conhece a Rocinha?


Por volta de 1940, o sanitarista Mario Pinotti e mais um grupo de cerca de 20 guardas sanitários se instalaram ali com o objetivo de combater a infestação de mosquitos causadora de uma epidemia de Febre Amarela no Rio de Janeiro.

Eles ocuparam a área de uma antiga fazenda, que pertencia a uma empresa francesa. Logo esses guardas sanitários se tornaram os primeiros habitantes do local.

Já nos anos 50, esses moradores começaram a cultivar hortaliças para consumo próprio, e depois começaram a vender o que sobrava nos portões do Jóquei Clube para consumidores de classe média. Estes produtos “vindos lá da rocinha” deram origem ao nome do local.

A partir de sua estruturação a Rocinha não parou de crescer. Hoje em dia já conta com cerca de 200 mil habitantes e foi classificada como bairro residencial em 1995.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando fui ao Rio este ano pude observar o tamanho da favela da Rocinha e fiquei admirada por ser tão grande! O interessante é imaginarmos que ali moram várias famílias com grande esperança de melhora de vida. E a existência de ONG's como esta faz este sonho se tornar realidade.

Anônimo disse...

Que interessante essa história, não sabia disso... Parabéns pelo blog! João

vera bernardo disse...

Quem tem filho na ONG sabe o porque do nome REAÇÂO,a ONG é
uma reação a pobreza ,a inércia,
e toda criança que pratica o judô cresce, melhora o comportamento,se
tornando uma criança educada e determinada a ser alguém na vida. Eu só tenho que agradecer a todos os colaboradores, pois tenho 2 filhos na ONG e me sinto muito feliz por eles estarem no projeto , Parabéns a todos!!!